Definição simples para ESTRESSE : quando a demanda é maior do que sua capacidade de gerenciar, maior que sua energia. Sua energia não é suficiente para a demanda.
Então como aumentar e conservar energia?
Preocupação, raiva, culpa, ansiedade, arrependimento são sentimentos sobre o passado, algo que voce não pode mudar, mas mesmo assim é gasto um tempo enorme com essas emoções consumindo hoje sua energia.
Esses sentimentos quando aparecem drenam nossa energia. Esse é o tempo que está sendo disperdiçado.
A pergunta é: Existe nova habilidade ou compreensão quando você descobre que não pode mudar o passado? Não, não existe. Então porque gastar tempo com esse passado?
Medo, ansiedade, preocupação são sentimentos relativos ao futuro. Grande energia está sendo desperdiçada com esses sentimentos. Sugam nossas forças e nos faz perder o tempo precioso do AGORA.
Se faz necessário descobrir uma forma de administrar esses sentimentos, aprender como lidar com eles.
O poder do AGORA é poderoso porque quando estamos nele alegria, amor, entusiasmo, paz, calma, afetividade, clareza, produtividade, eficiência, tudo isso está no seu máximo quando estamos no momento presente.
E se olharmos para nossa vida a mente está constantemente oscilando entre o passado e o futuro e muito pouco tempo é realmente vivido no momento presente.
Quando éramos crianças vivíamos completamente, totalmente no momento presente. Muito vibrantes, muito vivas, livres, espontâneas...
Nossa habilidade de deixar passar um evento negativo era muito alta porque a nossa força vital, nossa Prana era muito alto. Prana é também chamado de Chi em chinês e ele está associado com a respiração.
Há dois grandes segredos a aprender: Primerio - Para ganhar tempo o segredo está na respiração.
Segundo - Para gerenciar estresse, voltar a viver livre como uma criança o segredo também está na respiração.
Isso porque a respiração está associada a mente, com as nossas emoções e com o nosso corpo.
Se observarmos quando estamos zangados a nossa respiração tem um ritmo muito específica, e temos sensações diferentes no corpo, algo acontece na nossa testa que fica apertada e enrugada. E quando estamos tristes o ritmo da respiração é diferente da raiva e as sensações nas partes específicas do corpo também.
Da mesma forma quando estamos relaxados e em paz a respiração assume um terceiro ritmo, e as sensações sao diferentes. Ña raiva a respiração é muito acelerada, na tristeza a expiração é predominantemente pesada e na paz, no descanso e no relaxamento a respiração é imperceptível, mal se consegue perceber o ar entrando e saindo.
A vida significa amor, alegria, entusiasmo, energia, foco, clareza, liberdaqde tudo o que realmente procuramos na vida está escondido no segredo da respiração.
Como lidar com nossa mente, com nossas emoções, como eliminar o estresse e voltar para a nossa natureza assim como éramos quando nascemos: felizes, brilhantes, cheios de vida?
A saúde, o sono melhora, o foco aumenta, o sistema imunológico é beneficiado e as nossas relações sociais melhoram se soubermos respirar.
Rajshree Patel
http://www.artedeviver.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.