Ai... Estou em processo de analisar fatos da minha caminhada, isso é bom e ruim, bom porque me dá uma leitura e aceitação do inevitável, ruim porque vejo como fui estúpida, infantil, incoerente com o que pregava e acreditava e como isso me proporcionou perdas irreparáveis.
Li algo outro dia que me fez entender uma questão que não concordava: Como se perde pessoas ou coisas que amamos e isso ser uma escolha nossa?
Muitos dizem que o nosso agora é conseqüência de atos no passado, e o nosso agora definirá o nosso futuro, de certa forma acredito nisso, mas não aceito que - a pessoa que vive tendo em mente o correto para ela e os que a cercam – ouça das pessoas, após as perdas, que isso foi uma escolha dela. Ah não, isso não ninguém escolhe sofrer. Plantar propositalmente num agora um sofrimento para o futuro? Meio insano a meu ver, mesmo se tratando do ser humano.
Mas, entendo que isso facilita viver o sofrimento, afinal se temos “culpa” então nada mais coerente que pagarmos por isso.
Então, outro dia li isso:
“Sei que a palavra escolher é um termo muito usado, mas não é apropriado. É uma ilusão dizer que alguém “escolhe” um relacionamento problemático ou alguma outra situação negativa na vida. Uma escolha sugere uma consciência, um algo grau de consciência. Sem ela, não há escolha. A escolha começa no instante em que nos des-identificarmos da mente e de seus padrões condicionados, o instante em que nos tornamos presentes. Até alcançar esse ponto, você está inconsciente, espiritualmente falando.
Significa que você foi obrigado a pensar, sentir e agir de determinadas maneiras, de acordo com o condicionamento da sua mente. É por isso que Jesus disse: “Perdoai-os, porque eles não sabem o que fazem.” Isso não está relacionado à inteligência no sentido convencional da palavra. Já encontrei inúmeras pessoas altamente inteligentes e educadas que eram também completamente inconsciente, o que significa dizer, completamente identificadas com suas mentes. Na verdade, se o desenvolvimento mental e o aumento do conhecimento não são contrabalançados por um crescimento correspondente na consciência, o potencial para a infelicidade e o desastre é muito grande.
Se você é governado pela mente, embora não tenha escolha, vai sofrer as conseqüências da sua inconsciência e criar mais sofrimento. Você vai carregar o fardo do medo, das disputas, dos problemas e dos sofrimentos. Até que o sofrimento force você, no final, a sair do seu estado de inconsciência.
Perdão é uma palavra que vem sendo usada há mais de dois mil anos, mas a maioria das pessoas tem uma visão muito limitada do que ela significa. Não podemos perdoar a nós mesmos ou aos outros enquanto extraímos do passado o nosso sentido do eu interior. Somente acessando o agora, que é o seu poder, pode haver um perdão verdadeiro. Isso tira a força do passado e você percebe que nada que você fez ou que os outros lhe fizeram poderia atingir, nem de leve, a radiante essência de quem você é. Todo o conceito de perdão se torna então desnecessário”. (Tolle, E – 2000)
Foi aí que meus questionamentos conseguiram uma resposta plausível.
Tive uma grande perda na vida, mas foi por ignorar o que realmente sou. Foi por dar vazão ao meu ego, a fazê-lo presente a maior parte do tempo. O que me incomodava era o que não poderia nunca me atingir. E eu não sabia disso.
Peço perdão a quem realmente magoei com minhas palavras, atos e insanidades. Peço perdão a mim por ignorante- mente ter me levado a perdas que nunca serão preenchidas e por ter me boicotado, boicotado meus projetos nos momentos em que eles eram um agora, apenas porque eu não me conhecia. Levamos anos construindo e em segundos colocamos tudo a baixo.
Estou mais tranqüila. Disposta a me conhecer cada dia mais para tentar evitar grandes perdas principalmente no agora.
Estou vivendo o meu agora definitivamente, tentando dar á ele o melhor de mim com a consciência do que sou, mas não pensem que é fácil mudar hábitos profundos, pelo menos hoje sei que eles existem e quais são, por isso a luta fica mais justa.
Hilzia Elane
27.05.2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.