Terapia de Casal- para que e porquê?
por Ssmaia Abdul
Durante um relacionamento, muitas coisas mudam. A rotina, as obrigações, tarefas e preocupações acabam,na maioria das vezes, ocupando grande parte do tempo do casal.
Quando nos damos conta, não temos tempo para conversarmos, dialogarmos, negociarmos sobre os problemas e as dificuldades que estamos enfrentando. O casal pode distanciar-se, pode tornar-se escravo da rotina, dificultando, mais ainda, a proximidade necessária para a manutenção saudável da relação. Desta forma, torna-se mais difícil “resolver” ou “dissolver” os problemas enfrentados pelo casal.
Refiro-me aqui a problemas e dificuldades consideradas “comuns” ou, ao menos, “esperadas” durante uma relação a dois! E, quando estes problemas ou dificuldades não possuem a devida atenção, deixam de ser comuns, podendo se converterem em problemas sérios geradores de conflitos que distanciam os parceiros.
A Terapia de Casal é, antes de tudo, um espaço e um tempo que o casal possui para ele mesmo. É o momento em que ambos os parceiros páram para, primeiramente, olhar um para o outro e, posteriormente, olharem para a relação. É o momento em que ambos os parceiros podem e “devem” falar, pensar e refletir sobre si, sobre o outro e sobre a relação. Portanto, cada encontro ou cada sessão “obriga” o casal “a se olhar”.
É, através deste olhar, que um poderá ouvir o outro. Ambos poderão falar o que sentem, o que pensam, o que “acham sobre determinada situação” e sobre os problemas vividos. Ambos podem e “devem” pensar juntos sobre as possibilidades de solução das dificuldades, fortalecendo,desta forma, a relação que existe entre os parceiros.
O mais importante na Terapia de Casal é a disposição de ambos os parceiros para caminharem juntos neste processo e o comprometimento com possíveis mudanças e melhoras na relação. Assim, o casal acaba vivenciando uma relação de cumplicidade, parceria e co-responsabilidade, independente dos problemas vividos.
Desta forma, a Terapia de Casal é, inclusive, um processo de aprendizagem, pois ambos “aprendem”, através das técnicas, das conversações e das intervenções do terapeuta, a se comunicarem melhor, a rever seus comportamentos e escolhas e a pensarem juntos sobre novos caminhos e novas possibilidades de se relacionarem.
Portanto, a Terapia de Casal, além de trazer os benefícios já citados, ajuda a transformar o casal em um casal ativo na construção infinita de uma relação cada vez mais saudável!!!!
Ssmaia Abdul é formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie há 10 anos e há 2 anos em Terapia Narrativa pelo Dulwich Centre (curso de formação realizado no Brasil por Shona Russel). Possui experiência em atendimento psicológico com crianças, adultos, famílias e casais.Desenvolveu o programa de Psicoterapia Breve “Histórias Que Transformam” e também realiza Psicodiagnóstico Infantil e Orientação Vocacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.