sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O Coach é um verdadeiro amigo!

por Sergio Frug

Algum tempo atrás um cliente; “coachee” como chamamos, fez uma pesquisa sobre o significado do Coaching; e entre as várias acepções que encontrou uma me chamou especialmente a atenção.

Dizia que Coaching é um “compromisso de ajuda”.

Pode haver definição mais precisa para o sentido da amizade?

Um compromisso de ajuda?

Na verdade o Coach está sempre interessado no sucesso do coachee.

Nas reuniões de cultivo de que participo ou nos cursos que faço, o espírito dos colegas está sempre voltado para o sucesso das pessoas que atende e nem tanto para a qualidade e a perfeição das técnicas que aplica.

Estudamos técnicas sem dúvida, mas para sermos bem sucedidos temos que olhar para o Ser Humano que está à nossa frente e não para uma máquina que vá responder assim ou assado a este ou àquele estímulo.

Queremos saber quem é este Ser, o que ele quer e o que ele precisa.

Não nos satisfazemos em aplicar questionários ou sugerir tarefas, mas estamos interessados em compreender a pessoa e as suas verdadeiras necessidades, que em geral estão bem além das queixas, ou por trás delas.

O bom Coach precisa desenvolver um espírito humanista.

Precisa ampliar a própria consciência e desenvolver em si uma visão de mundo diferenciada para poder auxiliar os clientes a visualizar as suas sempre infinitas e muitas vezes nem mesmo imaginadas possibilidades.

Não acredito que o processo de Coaching seja apenas preparar alguém para ter sucesso, galgar um posto ou atingir um objetivo prático naquele momento.

Queiramos o não, o processo de Coaching interfere nas visões e nos mecanismos internos da pessoa, porque afinal de contas ela está lá em busca de algo melhor, mais amplo e menos pré-formatado para si mesma.

De forma definitiva. E não somente circunstancial.

A pessoa que atendemos precisa aprender a viver melhor para sempre e não apenas ganhar uma receitinha de bolo para alcançar aquele objetivo imediato, ainda que seja só isso que ela esteja procurando naquele momento.

Um bom amigo não se contenta só com isso.

Assim como o bom técnico esportivo (de onde provém a palavra “coach”) não está apenas preocupado em ganhar o campeonato, mas tem necessariamente que desenvolver as qualidades dos seus pupilos para sempre; mesmo que mudem de clube e venham eventualmente a se tornar adversários esportivos.

Mas eternamente amigos no âmbito pessoal. Isto com certeza. Assim podemos ver no abraço que um ex-pupilo dá em seu antigo técnico quando o encontra dirigindo o time adversário.

Por trás da formação desta amizade provavelmente esteja também o conceito mais de “colaboração” e menos de “competitividade” que o Coach desenvolve para realizar o seu trabalho, estimulando o coachee a alcançar resultados que talvez ele mesmo não tenha alcançado, reconhecendo qualidades que talvez ele mesmo não possua e o instigando a perceber, reconhecer, desenvolver e aplicar sempre e cada vez mais o “melhor de si” em todas as ocasiões.

Como reza a frase atribuída ao filósofo Hermógenes: “Quando eu disse ao caroço de laranja que dentro dele dormia um laranjal inteirinho, ele me olhou estupidamente incrédulo.”

Aí estava um verdadeiro Coach. quinhentos anos antes de Cristo.



Coaching


Jovens e adultos

É uma preparação intensiva, rápida e objetiva para enfrentar as fases de crise, necessidade de decisão ou o estabelecimento consciente de metas e atitudes coerentes com as inúmeras possibilidades que em geral costumam se apresentar.

Especialmente indicado nas seguintes situações:

Escolha Vocacional.

Mudanças no âmbito profissional.

Mudanças no âmbito afetivo.

Sensação de estagnação.

Melhoria da qualidade de vida.

Momentos de perda ou sofrimento pessoal.

Benefícios:


. Conhecer sua Missão, Visão e Valores pessoais

. Desenvolver o papel de aprendiz contínuo

. Transformar pontos fortes em talentos

. Desenvolver competências e valores que o levem a ser uma pessoa melhor a cada dia

. Explorar possibilidades de vida e de carreira

. Elaborar e trabalhar planos de vida e de carreira com confiança na vivência presente

. Celebrar conquistas


“O medo de um futuro que tememos só pode ser superado com imagens de um futuro que queremos”

(Wilhelm Barkoff)

NÃO ESPEREM SE DESCONHECEREM

Terapia de Casal- para que e porquê?
por Ssmaia Abdul

Durante um relacionamento, muitas coisas mudam. A rotina, as obrigações, tarefas e preocupações acabam,na maioria das vezes, ocupando grande parte do tempo do casal.

Quando nos damos conta, não temos tempo para conversarmos, dialogarmos, negociarmos sobre os problemas e as dificuldades que estamos enfrentando. O casal pode distanciar-se, pode tornar-se escravo da rotina, dificultando, mais ainda, a proximidade necessária para a manutenção saudável da relação. Desta forma, torna-se mais difícil “resolver” ou “dissolver” os problemas enfrentados pelo casal.

Refiro-me aqui a problemas e dificuldades consideradas “comuns” ou, ao menos, “esperadas” durante uma relação a dois! E, quando estes problemas ou dificuldades não possuem a devida atenção, deixam de ser comuns, podendo se converterem em problemas sérios geradores de conflitos que distanciam os parceiros.

A Terapia de Casal é, antes de tudo, um espaço e um tempo que o casal possui para ele mesmo. É o momento em que ambos os parceiros páram para, primeiramente, olhar um para o outro e, posteriormente, olharem para a relação. É o momento em que ambos os parceiros podem e “devem” falar, pensar e refletir sobre si, sobre o outro e sobre a relação. Portanto, cada encontro ou cada sessão “obriga” o casal “a se olhar”.

É, através deste olhar, que um poderá ouvir o outro. Ambos poderão falar o que sentem, o que pensam, o que “acham sobre determinada situação” e sobre os problemas vividos. Ambos podem e “devem” pensar juntos sobre as possibilidades de solução das dificuldades, fortalecendo,desta forma, a relação que existe entre os parceiros.

O mais importante na Terapia de Casal é a disposição de ambos os parceiros para caminharem juntos neste processo e o comprometimento com possíveis mudanças e melhoras na relação. Assim, o casal acaba vivenciando uma relação de cumplicidade, parceria e co-responsabilidade, independente dos problemas vividos.

Desta forma, a Terapia de Casal é, inclusive, um processo de aprendizagem, pois ambos “aprendem”, através das técnicas, das conversações e das intervenções do terapeuta, a se comunicarem melhor, a rever seus comportamentos e escolhas e a pensarem juntos sobre novos caminhos e novas possibilidades de se relacionarem.

Portanto, a Terapia de Casal, além de trazer os benefícios já citados, ajuda a transformar o casal em um casal ativo na construção infinita de uma relação cada vez mais saudável!!!!



Ssmaia Abdul é formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie há 10 anos e há 2 anos em Terapia Narrativa pelo Dulwich Centre (curso de formação realizado no Brasil por Shona Russel). Possui experiência em atendimento psicológico com crianças, adultos, famílias e casais.Desenvolveu o programa de Psicoterapia Breve “Histórias Que Transformam” e também realiza Psicodiagnóstico Infantil e Orientação Vocacional.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Filtro Solar

Nunca deixem de usar filtro solar.

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: use filtro solar. Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência. Já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante. Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês...

Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude. Ou então, esquece. Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado. Mas pode crer, daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e perceber de um jeito que você nem desconfia hoje em dia quantas, tantas alternativas se escancaravam à sua frente. E como você realmente estava com "tudo em cima". Você não está gordo, ou gorda.

Não se preocupe com o futuro. Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que "pré-ocupação" é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra. As encrencas de verdade em sua vida tendem a vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada, que te pegam no ponto fraco às quatro da tarde de uma terça-feira modorrenta.

Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.

Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros, não ature gente de coração leviano.

Use fio dental.

Não perca tempo com inveja. Às vezes, se está por cima; às vezes, por baixo... A peleja é longa e, no fim, é só você contra você mesmo.

Não esqueça os elegios que receber, esqueça as ofensas. Se conseguir isso, me ensine.

Guarde as antigas cartas de amor. Jogue fora os extratos bancários velhos.

Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que conheço não sabiam aos 22 o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.

Tome bastante cálcio. Seja cuidadoso com os joelhos: você vai sentir falta deles.

Talvez você case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez se divorcie aos 40, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante. Faça o que fizer, não se auto-congratule demais e nem seja severo demais com você. As suas escolhas têm sempre metade das chances de dar certo. É assim para todo mundo.

Desfrute de seu corpo, use-o de toda maneira que puder mesmo. Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele. É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.

Dance... Mesmo que não tenha onde, além de seu próprio quarto.

Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois. Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.

Dedique-se a conhecer os seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez. Seja legal com os seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado e, possivelmente, quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.

Entenda que amigos vão e vêm. Mas nunca abra mão de uns poucos e bons. Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e destinos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.

More uma vez em Nova Iorque, mas vá embora antes de endurecer. More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer. Viaje.

Aceite certas verdades inescapáveis: os preços vão subir, os políticos vão saracotear, você também vai envelhecer. E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes e as crianças respeitavam os mais velhos.

Respeite os mais velhos.

Não espere que ninguém segure a sua barra. Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada, talvez case com um bom partido, mas não esqueça que um dos dois pode, de repente, acabar.

Não mexa demais nos cabelos, senão quando você chegar aos 40, vai aparentar 85.

Cuidado com os conselhos que comprar, mas seja paciente com aqueles que os oferecem. Conselho é uma forma de nostalgia. Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.

Mas no filtro solar, acredite!

Recebi de uma amiga e a d o r e i!!!! Resolvi então postar

Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas:

- "Seu marido lhe faz feliz?

Ele lhe faz feliz de verdade?"

Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando total segurança.

Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento. Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro "NÃO", daqueles bem redondos!

- "Não, o meu marido não me faz feliz"! (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima).

- "Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz". E continuou:

"O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas.

Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável.

Eu decido ser feliz! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz! Sou casada mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma.

As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de "experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza”. Quando alguém que eu amo morre, eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.

Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.

Amo a vida que tenho mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade. Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos.

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade!

SEJA FELIZ, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe machucado, mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor.

Peça a Deus que lhe dê serenidade para aceitar as coisas que você não pode mudar, coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para conseguir reconhecer a diferença que existe entre elas.

NÃO REFLITA, APENAS MUDE ! E SEJA FELIZ !



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

OUTRO TIPO DE MULHER NUA

Depois da invenção do photoshop, até a mais insignificante das criaturas vira uma deusa, basta uns retoquezinhos, aqui e ali.


Nunca vi tanta mulher nua.

Os sites da internet renovam semanalmente seu estoque de gatas vertiginosas.

O que não falta é candidata para tirar a roupa.

Dá uma grana boa.

E o namorado apóia, o pai fica orgulhoso, a mãe acha um acontecimento, as amigas invejam então pudor pra quê?

Não sei se os homens estão radiantes com esta multiplicação de peitos e bundas.

Infelizes não devem estar, mas duvido que algo que se tornou tão banal ainda enfeitice os que têm mais de 14 anos.

Talvez a verdadeira excitação esteja, hoje, em ver uma mulher se despir de verdade...emocionalmente.

Nudez pode ter um significado diferente e muito mais intenso.

É assistir a uma mulher desabotoar suas fantasias, suas dores, sua história.

É erótico ver uma mulher que sorri, que chora, que vacila, que fica linda sendo sincera,

que fica uma delícia sendo divertida,

que deixa qualquer um maluco sendo inteligente.

Uma mulher que diz o que pensa, o que sente e o que pretende, sem meias-verdades, sem esconder seus pequenos defeitos .

Aliás, deveríamos nos orgulhar de nossas falhas, é o que nos torna humanas,

e não bonecas de porcelana.

Arrebatador é assistir ao desnudamento de uma mulher em quem sempre se poderá confiar, mesmo que vire ex, mesmo que saiba demais.

Pouco tempo atrás, posar nua ainda era uma excentricidade das artistas, lembro que esperava-se com ansiedade a revista que traria um ensaio de Dina Sfat,por exemplo - pra citar uma mulher que sempre teve mais o que mostrar além do próprio corpo.

Mas agora não há mais charme nem suspense, estamos na era das mulheres coisificadas, que posam nuas porque consideram um degrau na carreira. Até é.

Na maioria das vezes, rumo à decadência.

Escadas servem para descer também.

Não é fácil tirar a roupa e ficar pendurada numa banca de jornal mas, difícil por difícil, também é complicado abrir mão de pudores verbais, expor nossos segredos e insanidades, revelar nosso interior.

Mas é o que devemos continuar fazendo.

Despir nossa alma e mostrar pra valer quem somos,

o que trazemos por dentro. Não conheço strip-tease mais sedutor



Texto: autoria desconhecida

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ESPECIALÍSSIMO

Enquanto eu estava entretida ouvindo os depoimentos que nós, filhas (os) e netas (os) fizemos para nossa mãe que estava sendo exibido na festa, uma voz conhecida cochichou ao pé do meu ouvido (ouvido tem pé?):


Enfim, a voz disse:



"Sua mãe é uma guerreira, eu sempre disse isso para a minha mulher Vanda. Eu sempre a admirei. Sempre a via com vocês todos, os sete, indo de lá para cá, conseguindo fonoaudióloga, médico, psicóloga, terapia da palavra, explicadora, cursos, passeios, sempre envolvida por vocês, lutando sempre sem deixar a peteca cair. Eu acompanhei a caminhada dessa guerreira e vocês devem sim sempre se orgulhar dela e saberem que são abençoados por tê-la como mãe."



Especial ouvir isso de uma pessoa muito querida que se agregou a família e que podia muito bem passar sem perceber minha mãe. Muito especial mesmo ouvir de outro algo que como filha ficaria parecendo puxa saquismo.



Mãe, você é realmente especial, tento ser como você, mas não chego a seus pés, porém sigo sua cartilha do bem porque foi ela quem me tornou quem sou e gosto sinceramente do que sou como mulher.



Obrigada padrinho pela sua homenagem a minha mãe.

Você quase me fez borrar minha maquiagem.

MOMENTO ESPECIAL E INESQUECÍVEL

É DITO... FALTOU VOCÊ!!!!!