domingo, 12 de setembro de 2010

LEONARDO BOFF na minha vida

Algumas pessoas andam me questionando do porque Leonardo Boff ter uma página em meu blog.

Leonardo está em minha vida desde que um sacerdote da Igreja Católica proibiu-nos (jovens que frequentávamos um grupo dentro dela) de ler Leonardo Boff.

Claro que para jovens questionadores que éramos e ainda somos bastou proibir para irmos atrás e descobrir o que tanto assustava à aquele representante, naquele momento, da instituição da qual o mesmo fazia parte. Qual seria suas idéias a ponto de serem proibidas? Se ele não tivesse tocado no assunto acho que até hoje Leonardo seria mais um autor a publicar livros. Acho que nunca compraríamos todos os livros dele na época e nos aprofundaríamos nos seus novos conceitos. Ainda lembro da gente indo a Vozes!!!
Bendita proibição tão adequada!

Enfim, a partir desse momento Boff passou a circular pela minha vida. Não só ele também seu irmão com quem trabalhei numa comunidade no Rio Comprido. Fui apresentada a Clodovis Boff pela Marcia Paulinas rsrs.
E foi aí que conheci a Teologia da Libertação que rompeu paradigmas seculares.

Enfim,  me identifico com suas idéias seja em relação a Deus, as comunidades, a Terra, ao Homem e principalmente aos injustiçados.

Creio que ele é o teólogo mais comprometido com as questões sociais que a Igreja Católica teve a dádiva de compartilhar e a ignorância de expulsá-lo. Mudar amedronta e em nome do medo absurdos são cometidos.

Pessoalmente não  conheço Leonardo que adoraria conhecer, mas me sinto íntima dele e de suas idéias tão bem colocadas, tão bem argumentadas.
Ainda irei assistir uma das suas aulas ou palestras. Vou priorizar isso.

Um comentário:

  1. Já admirei muito as idéias dele, hoje modifiquei minha forma de pensar em relação a algumas coisas.
    Mas acho admirável quem luta por suas verdades, rompendo com o que já está estabelecido.
    É figurinha fácil aqui pelas ruas de Petrópolis, passei por ele há poucos dias.
    Beijinhos.
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.